Definir a estratégia e a narrativa de campanhas eleitorais
Planejar as ações de marketing de acordo com o cenário encontrado
Dimensionar equipes de comunicação
Planejar conteúdos atraentes, que conectem o eleitor a candidatura
Impulsionar conteúdos de forma estratégica, aproveitando melhor o orçamento
Mobilizar militantes e simpatizantes para ações importantes
Atuar com velocidade e estratégia em momentos delicados
O que fazer em cada semana de período eleitoral
No primeiro módulo, você aprenderá as bases para entender e estruturar a comunicação de uma campanha eleitoral. Exploraremos a diferença entre campanhas majoritárias e proporcionais, o posicionamento do marketing no organograma geral, e os diversos canais disponíveis, incluindo a função de cada um.
Além disso, detalharemos os elementos essenciais que compõem uma campanha eleitoral e abordaremos o coração de toda campanha: a narrativa.
No segundo módulo, mergulharemos no passo a passo da operação de uma campanha eleitoral. Veremos como partir de um diagnóstico e uma análise SWOT detalhada como você nunca viu, para então traçar as estratégias-chave e suas ações.
Exploraremos linhas estratégicas específicas para diferentes tipos de campanha, como reeleições, sucessões, arrancadas e retiradas, tanto para campanhas de prefeitura quanto para vereança.
Você terá acesso a um planejamento detalhado, semana a semana, com todas as ações necessárias nos diversos canais de comunicação da campanha eleitoral.
Além disso, os professores explicam minuciosamente como estruturar um time de campanha, definindo quais e quantas pessoas são necessárias para executar o trabalho com eficiência.
Neste módulo, mergulharemos nos detalhes de como pensar e operacionalizar o conteúdo de campanhas eleitorais.
Iniciaremos com uma metodologia para construir o arco narrativo de uma campanha eleitoral, incluindo o uso de grupos de pesquisas qualitativas para validar a linha narrativa.
Em seguida, exploraremos duas abordagens para planejar o conteúdo de campanha: por atos ou por semanas, apresentando variações estratégicas de conteúdo para 10 tipos diferentes de candidatos.
As aulas seguem com detalhes sobre a produção das peças fundamentais de uma campanha, além de dezenas de exemplos organizados por fases de campanha, abrangendo mídia digital, TV, rádio e jingles.
Nestas aulas, a professora apresenta informações atualizadas sobre a operação de impulsionamento para campanhas eleitorais, abordando como superar as novas restrições das plataformas.
Além disso, serão detalhados os aspectos da legislação eleitoral relacionados ao uso de tráfego pago em campanhas.
As aulas incluem estratégias específicas para utilizar essa ferramenta de forma eficaz, com indicações e exemplos práticos para facilitar a aplicação em diferentes tipos de campanhas.
O curso termina com um estudo de caso real e detalhado de uma campanha eleitoral de prefeitura realizada pelos professores em 2020.
Este case reúne tudo o que foi ensinado ao longo do curso, oferecendo contexto, detalhamento estratégico, e exemplos de como situações reais foram abordadas e solucionadas.
É um tipo de conteúdo raramente compartilhado publicamente, proporcionando insights valiosos e práticos sobre o processo eleitoral e a aplicação das estratégias discutidas.
Precisam de aperfeiçoamento rápido e intensivo
Querem apoio para organizar uma campanha
Acreditam que ter metodologia vai potencializar seu trabalho
Querem prospectar campanhas com estrutura para trabalhar em 2024
Precisam escalar a operação das campanhas em que já trabalham
Não sabem por onde começar uma campanha
Precisam de um passo a passo detalhado de como operar uma campanha
Estão sem rumo estratégico
Que já tem uma estrutura e precisam ampliar as ações
Precisam direcionar sua equipe
Acreditam que é possível fazer uma campanha planejada
Não tem muito tempo para estudar e precisam ir direto ao ponto
Campanhas sem recursos financeiros
Campanhas sem equipe de comunicação
Campanhas de cidades muito pequenas
“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam pulvinar quis tortor vitae tempus. Fusce egestas, sapien nec consequat aliquam, lectus ante hendrerit diam, eu blandit tortor justo sed nulla. Morbi ac massa feugiat, scelerisque est quis, ultrices urna. Nam facilisis, nulla mattis fringilla pharetra, purus felis semper neque, eget varius orci risus sit amet enim.”
“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam pulvinar quis tortor vitae tempus. Fusce egestas, sapien nec consequat aliquam, lectus ante hendrerit diam, eu blandit tortor justo sed nulla. Morbi ac massa feugiat, scelerisque est quis, ultrices urna. Nam facilisis, nulla mattis fringilla pharetra, purus felis semper neque, eget varius orci risus sit amet enim.”
“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam pulvinar quis tortor vitae tempus. Fusce egestas, sapien nec consequat aliquam, lectus ante hendrerit diam, eu blandit tortor justo sed nulla. Morbi ac massa feugiat, scelerisque est quis, ultrices urna. Nam facilisis, nulla mattis fringilla pharetra, purus felis semper neque, eget varius orci risus sit amet enim.”
“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam pulvinar quis tortor vitae tempus. Fusce egestas, sapien nec consequat aliquam, lectus ante hendrerit diam, eu blandit tortor justo sed nulla. Morbi ac massa feugiat, scelerisque est quis, ultrices urna. Nam facilisis, nulla mattis fringilla pharetra, purus felis semper neque, eget varius orci risus sit amet enim.”
Grupo de WhatsApp para relacionamento, tira dúvidas e troca de experiências e informações entre alunos e com os professores.
Download dos materiais como apresentações, planilhas, mapas mentais e manuais detalhados para aprofundar seu conhecimento e facilitar a aplicação prática.
Seu perfil no maior banco de profissionais de marketing político do Brasil. Os alunos do curso que desejam destacar-se no mercado e explorar oportunidades de campanhas para trabalhar podem se inscrever em nossa plataforma de talentos.
É reconhecido nacionalmente como uma das maiores referências do marketing político no Brasil.
Possui mais de 20 anos de experiência em campanhas eleitorais, atuando em todas as regiões do país, nas diversas esferas, inclusive em eleições presidenciais.
Foi um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil.
Natália a Mendonça é consultora e professora de marketing político especializada em estratégias de marketing digital com ênfase em tráfego pago e análise de dados.
Atua no mercado de comunicação política desde 2010, desenvolvendo estratégias de comunicação para candidatos, políticos e partidos.
Desde o início da sua carreira na área, Natália atuou, em parceria com Marcelo Vitorino, em mais de 50 campanhas eleitorais.
Como consultora de comunicação política, Natália foi responsável pela coordenação de equipes de comunicação em mandatos e campanhas eleitorais em todo o Brasil, tendo recrutado e treinado pessoalmente mais de 500 profissionais para projetos políticos.
Jornalista, consultora de marketing político e especialista em estratégia de conteúdo e narrativa para políticos. Atua há mais de 15 anos com comunicação e marketing político.
Trabalhou na comunicação de campanhas eleitorais para prefeito, senador, deputado distrital e Ordem dos Advogados do Brasil.
Nas duas últimas eleições, coordenou a comunicação digital das campanhas de Arthur Henrique para a prefeitura de Boa Vista e Mariana Carvalho (RO) e Wilder Morais (GO) para o Senado.
É pós-graduada em Comunicação nas Organizações e Comunicação Governamental e Marketing Político. Coautora do livro Seja Vereador, ministra media training e é professora de Redação Política.
Fale com a nossa equipe
Toque aqui para ter suporte
Envie um e-mail para [email protected]
Tudo o que você precisa saber para construir, passo a passo, uma candidatura de sucesso.
Aprenda os conceitos básicos sobre comunicação e marketing político, saiba como definir pautas, bandeiras e públicos, conheça como fazer o planejamento estratégico e de conteúdo, entenda como fazer impulsionamento, confira o que pode e o que não pode ser feito na pré-campanha e descubra como montar a equipe.
Sim. O curso fica disponível por um ano na plataforma.
A resposta é NÃO!
O Imersão é uma experiência diferente de todas aquelas que você já viveu.
O foco será em tudo que é necessário para planejar uma boa pré-campanha e em como isso vai impactar no seu preparo para as próximas eleições.
Sim. O curso também é para você que está iniciando sua carreira nessa área tão abrangente.
No Imersão você terá a chance de se aprimorar e expandir sua visão sobre o marketing político e eleitoral.
Não. O Imersão Eleições Pré-Campanha é um curso único, totalmente focado no planejamento das estratégias de marketing para o período anterior a eleição de 2024.
Caso perca a oportunidade, não há previsão para a realização de um novo curso com a mesma proposta.